Osteosynt / Informações Técnicas

Os produtosOSTEOSYNT® são feitos de biocerâmica bioativa. de 3ª geração, bifásica, micro-macro porosa, composta principalmente de hidroxiapatita (HA) e beta-tricálcio-fosfato (B-TCP), além de outros minerais.

COMPOSIÇÃO

BIFÁSICO
OSTEOSYNT é bifásico porque reúne, de forma balanceada, duas fases importantes para um material de preenchimento: a fase mais solúvel das biocerâmicas de 2ª geração de ßTCP e a fase mais estável das biocerâmicas de 1ª geração de HA, que a indicam como o material mais efetivo para reconstrução tecidual óssea entre os demais em oferta, e pela associação com suas outras características.

A associação balanceada destes componentes permite um equilíbrio entre o tempo de reabsorção do material pelo organismo, de reconstituição do osso e da manutenção da resistência mecânica, já que tem uma fase mais estável (HA), que é reabsorvida mais lentamente, e uma mais solúvel (B-TCP), que é menos estável e reabsorvida mais rapidamente.

MICRO-MACRO POROSA
A biocerâmica estruturada com nano, micro, meso e macroporos intercomunicantes, arquitetura e geometria apropriadas cria no organismo uma condição local adequada para a deposição de células, proteínas, substâncias e estruturas autógenas que permitem ao organismo realizar o processo natural de formação óssea dentro dos poros e na superfície do material.

MACROPOROS
Na faixa de 50µ 400µ, que induzem uma resposta orgânica mais efetiva, forte ligação e crescimento tecidual intrínseco  

MICROPOROS
Na faixa de 1µ e 10µ que aumentam o contato tecidual, a solubilidade e a capacidade de trocas com os líquidos orgânicos, além de poros intermediários de 10µ a 50µ (mesoporos).


CARACTERÍSTICAS

OSTEOINDUTOR e OSTEOCONDUTOR
Estas características dão a esta biocerâmica as propriedades de osteoindução intrínsica (quimiotaxia) e a osteocondução (haptotaxia) para o processo de reconstrução óssea. Seus componentes e características são encontrados na matriz mineral óssea e no esmalte dental.

BIOCOMPATÍVEL
OSTEOSYNT® é totalmente biocompatível.

RESISTÊNCIA MECÂNICA
Apresenta resistência mecânica necessária, desejável para suporte e arcabouço (scaffold) no processo de reconstrução óssea, incorporando-se ao tecido novo neoformado sendo substituído gradativamente pelo processo natural de remodelação óssea.

AUSÊNCIA DE REAÇÕES INFLAMATÓRIAS
Pesquisas científicas e observações clínicas demonstram a ausência de reações inflamatórias indesejáveis, a ausência de rejeição, de reações citotóxicas, de reações imuno-alérgicas e sistêmicas.

RADIOPACO
Radiologicamente, apresenta-se radiopaca, devido ao alto teor de cálcio (Ca) facilitando sua identificação.

ARCABOUÇO/MATRIZ
OSTEOSYNT® forma uma matriz de suporte desejável pelo tempo necessário para a deposição e manutenção do tecido ósseo que adere fortemente à sua superfície por processo químico e em razão das características de sua superfície,penetrando na sua estrutura porosa, incorporando-a totalmente ao novo tecido, como parte integrante.

CONDUTOR
Atua ainda no processo celular de mitose osteoblástica com a liberação dos íons de cálcio no local, funcionando como condutora e indutora intrínsica do processo com maior rapidez e condição de resistência mecânica necessária.

 

A propriedade de osteoindução intrínsica das biossoluções Eincobio é consolidada, a cada dia, pelos estudos de alto nível e resultados clínicos de longo prazo. Eles comprovam a diferenciação do fenótipo de células-tronco mensequimais em osteoblastos, a biocompatibilidade de OSTEOSYNT na sua aplicação - como Scaffold nanoestruturado de geometria adequada, e meio de cultura celular com capacidade osteogênica.

 

 
 
2011 © Copyright Einco Biomaterial Ltda.