Pesquisa & Desenvolvimento / Biomateriais

Cerâmicas são produtos minerais obtidos por sinterização a altas temperaturas, com características físico - químicas específicas. Biocerâmicas são esses minerais sinterizados, inorgânicos e biocompatíveis. Assim, estão perfeitamente adequados para uso no organismo dos vertebrados vivos, pois são isentos de reações orgânicas indesejáveis, como processos inflamatórios e imunológicos e outros, eliminando o risco de doenças infecto-contagiosas entre outras.

Diversos tipos de biomateriais, especialmente as biocerâmicas de fosfato de cálcio, continuam sendo pesquisadas e são cada vez mais utilizadas em procedimentos para a reconstrução e recomposição tecidual. Isso se deve às suas características e propriedades, principalmente: biocompatibilidade,osteocondutibilidade, osteoindutibilidade intrínseca, osteofilia e ainda pela sua semelhança estrutural, química e física com a matriz mineral óssea.

Essas biocerâmicas não induzem qualquer reação imunológica ou tóxica indesejável, ao contrário de outros materiais, como os de origem orgânica, por exemplo. Não apresentam riscos de transmissão de patologias infecto-contagiosas nem de degradação protéica em razão de suas características e por apresentarem alta pureza em decorrência de seu processo de obtenção, com rígido e sistemático controle de acordo com os padrões exigidos.

Há uma grande variedade de materiais de fosfatos de cálcio em oferta no mercado para uso na medicina, odontologia e veterinária e as suas características e propriedades físico - químicas induzem a respostas biológicas específicas e requerem indicação e aplicação adequadas.

 
 
2011 © Copyright Einco Biomaterial Ltda.